sábado, maio 12, 2012

Inventariar...Na despensa

Como é que sei o preciso comprar quando vou ao supermercado? Às vezes simplesmente olhar para a despensa e os armários não ajuda porque não é prático, porque temos coisas arrumadas umas atrás de outras, porque perdemos tempo a verificar, assim sendo o melhor é ter um inventário. Isto foi o meu pensamento… claro que com alguma influência pelo que vou lendo.
Hoje em dia tenho um simples inventário na porta da despensa uma listagem de tudo o que lá está dentro e as quantidades à frente que vou riscando e atualizando consoante aumenta ou diminui o stock. Não tenho uma stock enorme primeiro porque dinheiro não há muito para investir e depois temos a casa há pouco tempo também. 
Tenho uma embalagem de cada coisa repetida digamos assim, se abro essa que está de reserva é altura de comprar outra. Muitas coisas que tenho em stock são o aproveitar de promoções e descontos, sim isso é sempre uma boa estratégia como mencionei no post anterior (Poupar nas promoções).


Mais recentemente fiz um inventário digital também porque muitas vezes dá-me jeito fazer a lista de compras no computador e assim consulto onde quer que esteja o stock lá de casa. Esse inventário é um espelho do que tenho no papel na porta da despensa, sendo simplesmente um documento no Excel com diversas folhas uma para casa tipo de produtos (Mercearia, Higiene Pessoal, Limpeza) onde coloco a categoria, nome, quantidade, em casos que se justifique a data de validade e uma coluna com observações. Por exemplo: 

É uma forma simples de saber o que tenho, quando preciso comprar ou até quando preciso utilizar, não acham?

2 comentários:

  1. Parece-me muito boa ideia. O principal e também o mais difícil é conseguir ter a lista sempre actualizada :P

    ResponderEliminar
  2. A atualização da lista é algo que tem que fazer parte da rotina diária e arrumação depois das compras, no meu caso não arrumo nada na despensa sem ter a lista ao lado e atualizar. Por isso dá jeito tê-la no armário ou despensa mesma ali à vista para todos em casa atualizarem.

    ResponderEliminar