sexta-feira, junho 15, 2012

Dica Rápida - Congelar Legumes

De vez em quando surgem lá por casa legumes que não vou consumir todos, para não estragar comecei a investigar se os poderia congelar, tinha receio porque os legumes normalmente são frágeis e poderiam estragar no congelador. No entanto pensei se os posso comprar congelados também os devo poder congelar!
  1. Legumes verdes (por exemplo: espinafres, feijão verde, couve lombarda, grelos, etc.) - Arranjar em folhas separadas (ou já cortados a gosto), escaldar em água a ferver (ou fervê-los mesmo num tacho por 2/3 minutos), passar por água fria, escorrer muito bem e congelar. Podem ser congelados em montinhos para depois ser mais fácil de utilizar (dica retirada daqui).
  2. Temperos (por exemplo: alhos, cebolas, salsa, coentros, etc.) - Basta arranjar de uma vez vários temperos, picar já pronto a usar e congelar. Mantém as propriedades como se estivessem a ser cortados na hora de utilizar. Podemos guardar em couvetes do gelo para retirar logo a quantidade que se vai usar.
  3. Leguminosas (por exemplo: feijão, feijão, grão, ervilhas, favas, etc.) - podem ser congeladas em cru ou cozidas. Cozidas poupa-se o trabalho depois quando se for utilizar. Não esquecer que no caso das leguminosas secas (feijão, grão, feijocas, etc.) é necessário demolhar (colocar 24h em água) antes de cozinhar quando cruas.
Fica uma dica rápida de como congelar legumes de vários tipos, tenho feito isso lá por casa e poupa-se muito ter sempre ali à mão os legumes. Podemos aproveitar quando temos a sorte de nos dar uma maior quantidade ou quando existe alguma promoção podemos comprar mais para congelar. Costumam congelar legumes? E que outras coisas?

Sem comentários:

Enviar um comentário