segunda-feira, junho 04, 2012

Farfale com pescada e molho tártaro

Num domingo de preguiça, a vontade de cozinhar apareceu lá por casa.
Pergunta mantinal: “O que almoçamos?” “Devia ser peixinho hoje não?” a resposta obtida foi “Não temos aí umas postinhas de pescada?”. De imediato torci o nariz, nunca gostei muito de pescada, mas tinha comprado as postinhas mesmo só para fazer um creme de peixe, mas pronto vamos lá tirar e logo se vê o que se faz. Acabou por sair uma massa com a pescada muito saborosa também graças ao molho tártaro que restava do último jantar de amigos.


Reaproveitar restos é uma boa forma de poupar, sim eu sei que normalmente não agrada a muitos comer o mesmo que se comeu ontem ou antes de ontem, mas há muitas coisas que se podem congelar e deixar para uma emergência; outras coisas podem ser reaproveitadas não tendo que se comer da mesma forma. No caso o molho tártaro estava no frigorífico dentro de uma caixinha bem tapada à espera de ser utilizado ;) Fica então a receita que se inventou num momento de reaproveitar.

Farfale com pescada regada com molho tártaro

  • 4 postas de pescada; 
  • 150g de cogumelos frescos laminados; 
  • bacon q.b.; molho tártaro q.b.; 
  • 200g de farfale (ou outra massa à escolha);  
  • 2 dentes de alho; 
  • sal, azeite e pimenta q.b.
Cozer a massa em água, sal e um fio de azeite. Numa frigideira funda (usei a wok) colocar azeite, alho picado e o bacon para alourar. 
Juntar as postas de pescada cortadas em pequenos pedaços, libertas de peles e espinhas. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar durante 10 minutos. Adicionar os cogumelos e deixar cozinhar por mais 7 minutos.
Entretanto escorrer a massa e adiciona-la ao preparado no peixe na frigideira. Envolver a massa e juntar o molho tártaro pouco a pouco. Assim que envolver bem a massa no peixe pode servir.


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário