terça-feira, junho 26, 2012

Receitas Organizadas

Quantas vezes temos receitas em papel, em revistas, em livros, em recortes, apontadas à pressa numa folha qualquer, no computador em diversos ficheiros… Enfim no meu caso era um pouco assim. A única parte com alguma organização era um ficheiro feito em Microsoft Office Word em que tinha um belo índice com as receitas arrumadas em duas grandes secções: Receitas Testadas e Receitas A Testar, depois dentro de cada uma destas tenho subsecções: Entradas; Sopas; Acompanhamentos, Massas e Saladas; Carnes; Peixes; Doces; Bolos; Molhos, Bebidas e Outros.
Desde que comecei a cozinhar mais deparei-me com o problema de levar o portátil para a cozinha, não me faz sentir à vontade nem confiante de o ter ali com o risco de sujar-se e até cair e confesso que sempre fui muito adepta do papel no que toca a receitas.
Tinha que mudar então um pouco a minha organização desorganizada de receitas. Depois de alguma pesquisa e investigação muito em blogs e fóruns, decidi-me por ter um dossier com separadores e com capas transparentes mas daquelas divididas em 4 por cada folha A4, ou seja vou criar tipo umas fichas (A6) para cada receita. 
Aproveitando que tenho as receitas no computador, criei um modelo para inserir as receitas do tamanho adequado.
Assim é só copiar para o template e imprimir as receitas. Claro que me vou permitir ter algumas passadas à mão pelo menos até as testar, mas hoje em dia consulto mais receitas online por isso faz sentido tê-las logo em formato eletrónico.
A cada separador vou atribuir uma daquelas subsecções que tenho no Word e criar um índice que englobe todas elas devidamente divididas. Assim como costumo procurar por categoria de receita é mais simples pesquisar no dossier.
Um passo a seguir será organizar um índice no computador que me permita procurar por ingrediente.
Uma próxima fase desta minha tentativa de organização é arranjar forma de criar uma pesquisa eficiente de receitas que vou fazendo e quero marcar em livros. Ainda tenho que ponderar hipóteses para essa questão.

As receitas organizadas até parecem melhores! Existem muitas outras formas de organizar as receitas quis partilhar uma, como é a organização por outros lares?

Sem comentários:

Enviar um comentário