terça-feira, janeiro 29, 2013

Ler..."Um dia naquele inverno"

Acabei de ler "Um dia naquele inverno" de Sveva Casati Modignani, gostei bastante, aliás tenho tido boas surpresas com os livros desta autora, conseguem sempre levar-me para fora da realidade e querer ler mais (duas coisas que me levam a gostar de um livro).
Conta a vida de uma mulher comum... apaixonada pelos filhos e por um homem que não é o marido, até aqui pode até ser algo muito normal, mas durante a história somos levados a conhecer a família a que ela pertence e descobrir que nem sempre o que esperamos acontece. 
Sinopse
Numa grande mansão, às portas de Milão, vivem os Cantoni, proprietários há três gerações da homónima e prestigiada fábrica de torneiras.
Aparentemente, todos os membros da família levam uma vida transparente, mas, na realidade, todos eles escondem segredos que os marcaram; existem situações que, ainda que conhecidas por todos, permanecem um tema tabu. Omite-se até a loucura de que sofre Bianca, a matriarca desta dinastia.
Um dia, entra em cena Léonie Tardivaux, uma jovem francesa sem dinheiro e sem parentes, que casa com Guido Cantoni, o único neto de Bianca. Léonie adapta-se bastante bem à rotina familiar, compreendendo a regra de silêncio dos Cantoni. Isso não a impede de ser uma esposa exemplar, uma mãe atenta e uma gerente talentosa, que, com bastante êxito, conduz a firma pelo mar hostil da recessão económica. No entanto, também ela cultiva o seu segredo, aquele que todos os anos, durante apenas um dia, a leva a largar tudo e a refugiar-se no Lago de Como.

Mais uma vez, Sveva Casati Modignani cativa o leitor com uma saga familiar que atravessa quase um século da História de Itália, dos anos 20 até aos dias de hoje, colocando em cena personagens encantadoras: homens inteligentes, autênticos e perspicazes, que têm ao seu lado mulheres fortes e inigualáveis, capazes de os aconselhar e apoiar.
Podem ler as primeiras páginas aqui. Boas leituras!

2 comentários:

  1. Há poucas coisas na vida q me dê mais prazer q ler um bom livro! Aliás, acho q posso admitir q sou viciada em livros! :)
    É bom poder viajar para dentro de uma história e vivê-la como se estivessemos mesmo ali, lado a lado com os personagens! :)
    É bom fugir da nossa realidade para vivermos uma outra história...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta senhora tem conseguido transporta-me para outros mundos ;)

      Eliminar