segunda-feira, março 11, 2013

Sopa de Alface

Diga-se a verdade eu não sou a maior fã de alface, aliás na simples salada não a consigo comer, por muito tempero ou molho que tenha sabe-me quase sempre a terra. Não sei porquê sempre assim me soube. Lá há uma qualidade de alface que gosto que é a roxa não me sabe igual à outra.
Deram alfaces cá para casa e como queria aproveitar essa oferta toca de imaginar algo a fazer com elas. Lembrei-me que a minha avó costumava fazer sopa de alface, não lhe achava muita piada porque as folhas iam muito inteiras, mas o gosto até não era mau. Reinventei um pouco a receita e fiz assim:

Sopa de Alface

  • 2 batatas;
  • 2 cenouras;
  • 1 alface;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • azeite e sal q.b.
Descascar as batatas, a cebola, o alho e as cenouras. Arranjar em rodelas pequenas e lavar tudo muito bem com a alface.
Colocar o azeite na panela, o alho e a cebola cortada em rodelas finas. Deixar refogar até que a cebola fique transparente. Adicionar as batatas e as cenouras, mexendo sempre até que comecem a cozinhar. Acrescentar água que tape os legumes (coloquei cerca de 700ml, depende do tamanho das batatas e cenouras). Quando começar a ferver adicionar a alface desfiada. Deixar cozinhar até que as batatas e as cenouras estejas cozidas. Triturar tudo até formar um creme. Temperar de sal a gosto.
Eu adicionei ainda um tempero de várias especiarias para dar um gostinho especial.

1 comentário:

  1. E não +e que tenho uma alface mesmo à espera de ir para a panela? :)
    No inverno não puxa tanto comer saladas e por isso às vezes a alface acaba por se estragar!
    Obrigada pela ideia e a alface também agradece!! :)

    ResponderEliminar