sexta-feira, maio 10, 2013

Batatas Gratinadas - um acompanhamento

Às vezes cansamos nos de fazer (e comer) sempre os mesmos acompanhamentos dos pratos principais. O tradicional arroz branco, a massa cozida e as batatas cozidas precisam de uma folga de vez em quando. Assim nada como aproveitar para acompanhar com algo diferente.
Estas batatas acabam por serem simples de fazer e o tempo que levam pode ser aproveitado para se dedicar ao prato principal.

Batatas gratinadas

·         3 batatas médias;
·         1 cebola média;
·         1 dl de azeite;
·         sal e pimenta q.b;
·         1 caldo Knorr de carne a gosto;
·         1 pacote de natas;
·         queijo ralado q.b.

Aquecer o forno a 180ºC.
Lavar muito bem as batatas. Cortá-las em rodelas médias (não tão finas como e fosse para fritar. Colocá-las num tacho e cobrir com água a ferver, deixar cozinhar m lume médio por cerca de 10 minutos ou até que estejam cozidas (mas sem que se desfaçam).
Entretanto cortar a cebola em rodelas para dentro de um tabuleiro de ir ao forno. Regar com o azeite, sal, pimenta e o caldo Knorr desfeito num pouco de água. Levar ao forno até que comecem a ficar douradas. Juntar as batatas bem escorridas. Deixar cozinhar por cerca de 5 minutos.
Adicionar o pacote de natas e o queijo ralado envolvendo bem as batatas e a cebola. Gratinar (colocar junto da grelha superior do forno) por cerca de 7 minutos ou até que fiquem douradas a gosto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário